top of page

O CPM

O Clube Paranaense de Montanhismo, constituído no dia 08 de junho de 1978, é uma Associação Civil de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o desenvolvimento do montanhismo em suas diversas modalidades e outras práticas desportivas, culturais, cívicas e recreativas, por contato direto com a natureza junto a seus membros divulgando o esporte junto à população, tornando-se uma referência em montanhismo no Paraná.

​O clube atua como porta de entrada para a prática do montanhismo seguro, responsável e organizado, promovendo palestras, cursos, encontros, atividades de caminhada, escalada e pedalada e diversos mutirões nas nossas montanhas onde destacamos o de retirada de lixo e pichações, contenção de erosões através de degraus e drenos e instalações de grampos, cordas e correntes em pontos críticos, minimizando assim o impacto ambiental dos visitantes nessas áreas.

Taipabuçu, Ferraria, Ferrero e Serra do Capivari

HISTÓRIA

HISTÓRIA

Fundado no ano de 1978, a partir dos ideais comuns de um grupo de montanhistas residentes em Curitiba, mas com grande paixão pelas montanhas, em especial pela Serra do Mar, em benefício e organização do montanhismo, o clube em pouco tempo agregou mais e mais adeptos, tornando-se num dos mais tradicionais clubes de montanha do Brasil. Foi do CPM que saíram, e ainda saem, alguns dos melhores montanhistas do estado, reconhecidos no Brasil e muitos já no exterior também.

​Membro fundador da Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), que foi criada para organizar, padronizar e monitorar o montanhismo e suas várias modalidades e práticas no estado do Paraná com ética e segurança. Atuante junto aos órgãos governamentais e não-governamentais (IBAMA, IAT, BPFLO, CB, COSMO, SOS Mata Atlântica…) estabelecendo parcerias e convênios, cobranças, responsabilidades, sendo a Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) juntamente com as federações do Rio de Janeiro (FEMERJ) e de São Paulo (FEMESP) as responsáveis pela criação da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME).

 

A confederação visa unir forças para criar um único padrão de linguagem para o montanhismo brasileiro, organizando e padronizando o montanhismo interno e fortalecendo a imagem pelo mundo afora.
 

20210821_144046_edited_edited_edited_edited.jpg

Conjunto Marumbi

ESTRUTURA

ESTRUTURA

O clube conta com a sede social no bairro Boa Vista em Curitiba e a casa de montanha na base do conjunto Marumbi em Morretes-PR.

PRÁTICA DO MONTANHISMO

A prática do montanhismo subentende a existência da natureza preservada em seu estado primitivo e garantia ao cidadão do acesso a esses locais, propiciando a este uma experiência pessoal intransferível, uma vez que nenhuma criação cultural é capaz de um estímulo tão intenso e extenso aos sentidos e ao espírito humano, quanto à natureza.


Por detrás de uma paisagem natural, mesmo que ainda incompreensível, está a revelação de milhões e milhões de anos da história da Terra. As formações geológicas, a morfologia e composição da fauna e flora estão ligadas num passado progressivamente remoto, às pequenas e grandes variações do clima, as contrações e movimentações da crosta pelo resfriamento do planeta e a própria origem da vida e sua expansão e distribuição sobre o globo.


O contato direto com a natureza, relembra também ao homem moderno, a sensação de que somos seres sociais. Nas grandes cidades, a especialização da produção e o acesso a todos os bens e serviços por mecanismos monetários, isola as pessoas umas das outras. A natureza primitiva, mais do que qualquer esporte, obriga as pessoas à solidariedade e a colaboração mútua, devolvendo a sensação de que toda a ação humana é fenômeno social.

 

Por isto tudo, o CPM está intrinsecamente comprometido com a questão ecológica e a questão social.​

PRÁTICA DO MONTANHISMO
20210627_095526_edited.jpg

Serra da Graciosa e Serra do Ibitiraquire

CONTATO

ENTRE EM CONTATO

Clube Paranaense de Montanhismo

Rua Flávio Dallegrave, 5044, Boa Vista - Curitiba - PR
CEP: 82540-010

Obrigado pelo envio! Responderemos assim que possível.

bottom of page