Contribuições ao Plano de Manejo do P.E. da Serra da Baitaca

A FEPAM, suas associações filiadas e comunidade montanhística contribuíram para a consecução deste documento orientativo e colaborativo ao Plano de Manejo do P.E. da Serra da Baitaca. O plano de manejo está em fase inicial de elaboração.

Segue abaixo a versão final do documento enviado para consulta pública, o qual contou com a colaboração de representantes de associações e montanhistas em geral. Este documento foi entregue ao IAP e STCP (empresa que está executando o plano de manejo) durante a oficina participativa do plano de manejo que ocorreu entre 29 e 30/09.

Resultados da oficina e mais informações postaremos por aqui e nas redes sociais.

A Serra da Baitaca inclui montanhas como Anhangava, Corvo, Pão de Loth,  lugares como a Casa do Ipiranga e parte do Caminho do Itupava que  liga-se a outra unidade de conservação, o P.E. Pico Marumbi. Faz divisas com pedreiras na Borda do Campo e Graciosa, assim como com propriedades rurais, reservas e linha férrea. Inclui os Municípios de Quatro Barras e Piraquara chegando até Roça Nova. Possui importantes nascentes que desaguam na Bacia do Alto Iguaçu e Vale do Ribeira. Protege um rico remanescente de floresta que abriga inúmeras espécies da flora e fauna.  A Represa do Iraí tem seus principais rios sendo alimentados por uma rede de córregos e rios que nascem na Serra da Baitaca. A Serra da Baitaca também colabora com rios que desaguam na Represa Caiguava (Piraquara I).

O mapa do parque pode ser acessado pelo Observatório de UCs organizado pela WWF. Busque por “Baitaca” e clique em filtrar:  http://observatorio.wwf.org.br/unidades/.

Contribuições da FEPAM ao Plano de Manejo PE Serra da Baitaca, 29.09.15 (versão entregue)

——————————————————-

(Mensagem anterior)

Está iniciando o processo de criação do Plano de Manejo do Parque Estadual Serra da Baitaca. A empresa que ganhou a licitação realizará uma reunião com os representantes já integrantes do Conselho Estadual da Serra da Baitaca  nos dias 29 e 30/09/15.

Estamos discutindo essa questão há alguns dias, mediados pela FEPAM, que irá representar os montanhistas na reunião citada acima. Finalizamos o documento inicial chamado “Contribuições da FEPAM ao Plano de Manejo PE Serra da Baitaca”. Você conhece algum problema na Serra da Baitaca? Tem alguma sugestão de como resolvê-lo? Acredita que existem atividades comerciais ocorrendo na região que prejudicam o ambiente de montanha? Sua opinião é importante.

Leiam o documento base consolidado com algumas sugestões e contribuam na construção de um documento coletivo norteador a ser enviado para futura reunião.

Prazo para sugestões: 27/09/15. Após essa data estaremos avaliando os e-mails e retornando os interessados. Contamos com a compreensão pelo pouco prazo que também para a FEPAM e suas associadas foi exíguo.

Sugestões envie para o e-mail: comunicacao@cpm.org.br.

“Contribuições da FEPAM ao Plano de Manejo PE Serra da Baitaca”: Contribuições da FEPAM ao Plano de Manejo PE Serra da Baitaca, 28.09.15

 

Documentos de referência:

Anexo 1: Apresentação PlanoTrabalho

Anexo 2: STPC – Memória Reunião