Semana da Montanha

SemanaDaMontanha

ATIVIDADES (NOVA)
Atividades programadas

DESCRIÇÃO

Este ano em que o Marumbinismo comemora 135 anos de sua primeira escalada, o Clube Paranaense de Montanhismo – CPM, entidade filiada à Federação Paranaense de Montanhismo – FEPAM, através da Comissão Organizadora, tem a honra de convidá-lo a participar da Semana da Montanha de 2014, que acontecerá de 18 a 24 de agosto, em Morretes, Paraná.

Esta é a semana do dia 21 de Agosto, data da primeira escalada ao topo do Marumbi, imponente maciço de montanhas. Aproveitando esta data que foi decretada como o Dia da Montanha, feriado municipal em Morretes, serão realizadas atividades durante toda a semana, conforme apresentação e programação em acima. As palestras, caminhadas, muro de escalada e passeios no centro de Morretes terão entrada franca, direcionadas aos jovens, estudantes e demais interessados de Morretes e região litorânea. Durante o evento ocorrerá uma corrida de montanha, a qual está sendo organizada por empresa parceira, a qual terá custos para quem se inscrever.

O Montanhismo praticado em nossas Serras com a alcunha de Marumbinismo, neste dia 21 de Agosto, intitulado o Dia da Montanha, homenageia a data da primeira escala ao Pico Marumbi, ponto culminante do conjunto de Montanhas, também conhecido como maciço Marumbi, que se descortina ao norte da cidade de Morretes, fazendo parte da paisagem e do cotidiano dessa gente.

A Semana da Montanha de Morretes este ano será promovida em forma de seminário técnico e terá como convidados, personalidades do Montanhismo Paranaense, representantes das associações e agremiações que promovem o Montanhismo de forma voluntaria e empresas do meio que terão a oportunidade de apoiar essas entidades, pois os apoios arrecadados serão destinados ao pagamento da anuidade da FEPAM à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – CBME e à entidade organizadora o CPM. Este ano tem também como objetivo a apresentação à comunidade do litoral do Paraná, em especial à de Morretes, o panorama montanhístico paranaense, buscando em primeiro lugar temas relacionados à preservação de nossas montanhas e seu bioma. Também serão apresentadas as entidades e as modalidades praticadas. Em paralelo ao evento, serão divulgadas atividades de aventura praticadas nas montanhas, construindo, através delas, caminhos para a conscientização ecológica, despertando o interesse nos adeptos a participarem das condutas ecologicamente corretas, criando uma consciência coletiva em um “Pensamento Global e Ação Local”.

Esse evento reunirá as comunidades em torno de assuntos relacionados à preservação das Montanhas e propagação do montanhismo como filosofia de vida saudável, além de reunir as associações que desenvolvam projetos e ações na Serra do Mar. Tem como público praticantes, interessados em Montanhismo e Escalada, estudantes de Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia, Educação Física, Turismo, entre outros.

A Semana da Montanha objetiva ainda apresentar projetos em andamento na Serra do mar e áreas de escalada, promover debates salientando a importância da preservação das montanhas e divulgar o montanhismo em todas as suas modalidades.

Saudações Marumbinísticas!!!      

Comissão Organizadora do Clube Paranaense de Montanhismo

REALIZAÇÃO
Clube Paranaense de Montanhismo
Prefeitura Municipal de Morretes

APOIADORES INSTITUCIONAIS
Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM)
Clube Paranaense de Montanhismo (CPM)
Associação Montanhistas de Cristo (AMC)
Nas Nuvens Montanhismo (NNM)

APOIO NA DIVULGAÇÃO
Panorama do Turismo
TRC Brasil Instituto
Emater
Agência de Desenvolvimento do Litoral – ADETUR
Universidade Federal do Paraná Litoral

PATROCINADORES
Acampar
Bonier equipamentos
Alto Estilo
Resseg
Trad Friends
GEO Botas Vento
Pousada Graciosa (Morretes)
My House Restaurante (Morretes)
Loja Campo Base
Ginásio Campo Base
Calango Expedições (Morretes)
Conquista
Refúgio 5.13
Caverna Ginásio de Escalada
Climb Clean
TRC Brasil
Marumby Montanhismo
Território
Serra Verde Express
Santuário Adventure
Waldemar Niclevicz
América Latina Turismo